Saiba o que fazer no Vale Mandaçaia e seu entorno
A região conhecida como "Campos de Santa Bárbara" faz parte da Rota Cênica que liga Urubici à Bom Jardim da Serra através do Parque Nacional de São Joaquim.
O percurso total é de 39km em estrada de chão, com duração aproximada de 2h de viagem.
Vegetação característica, casarões antigos e a sensação que o tempo parou. O por do sol lá em cima é incrível! Os pontos mais elevados estão acima de 1.650 metros de altitude. A área congrega um conjunto de valores ambientais e culturais de grande expressividade, desde mata de araucárias, morros (como o morro do Baú), rios (como o Pelotas) e quedas-d'água, (como a Cascatinha); até testemunhos materiais, histórico-culturais do ciclo do Tropeirismo, com ocorrência de muros de taipas e de um cemitério centenário.
Recomendamos o passeio. Você encontra os principais atrativos até 5km do Vale.
A trilha se inicia próximo da sede do Parque Nacional de São Joaquim no núcleo Santa Bárbara, e através de uma antiga estrada desativada, chega até a cascatinha (50 min ida). De lá, é possível continuar sentido às três quedas (+30 min ida), ou então, subir em direção aos campos de altitude, onde estão localizados o morro do baú e cemitério histórico. O caminho até a cascatinha é bastante plano, e de fácil acesso. As bifurcações para três quedas ou caminho das araucárias (que segue em direção ao morro do baú e cemitério histórico) estão demarcadas com placas.
A trilha da goiabinha encanta pela sua mata primária preservada. Seu início se dá em frente ao núcleo Santa Bárbara do Parque Nacional de São Joaquim, bem aqui ao lado do Vale Mandaçaia. O caminho de aproximadamente 45 min (ida), percorre um vale com uma linda floresta de xaxins centenários e muitas outras espécies nativas. O destino é a Cachoeira do Xaxim, que é uma pequena queda d’água no meio da mata.
O caminho é plano, identificado com placas, e requer atravessar um riozinho algumas vezes pelas pedras (portanto vá com algum calçado que possa eventualmente molhar). Em abril, destaca-se a maturação do fruto da Goiabeira Serrana (Acca sellowiana), espécie nativa que dá nome à trilha.
A 200 metros das cabanas, pequena queda d'agua com profundidade ideal para banho. Água cristalina, que nasce dentro do Parque Nacional de São Joaquim e que percorre todo o terreno do Vale Mandaçaia. Nela, é possível notar espécies bioindicadoras de boa qualidade da água e ambiente como o crustáceo Égla e diversas espécies de peixes.
Saindo a partir das cabanas, é possível percorrer um curto trajeto até a piscina natural ou área de piquenique. Nesse caminho que acompanha o rio, estão presentes placas que identificam diversos animais já avistados por aqui. Dica: faça essa caminhada em silêncio e talvez você consiga encontrar algum dos habitantes selvagens do Vale!
Sinta-se a vontade para tomar seu café da manhã, lanche da tarde e até um jantar a luz de velas na mesa de piquenique.
Focamos em plantas nativas, como Goiaba Serrana, Uvaia, Guabiju e Butiá, além de incorporar espécies exóticas como a Maçã, Nogueira-Pecã, Ameixa, entre outras. Essa mistura, junto com espécies como Bracatinga, Aroeira e Araucária, pode ser chamada de Agrofloresta . Sintam-se a vontade para explorar e se deliciar